sexta-feira, 7 de maio de 2010

Em busca das Origens - Os Carrilho

Como já expliquei em outro post não carrego Carrilho no sobrenome, mas faz parte das minhas origens.
Na Espanha, em meados do século XVII, chegaram dois jovens alemães em Castilla, que eram chamados os Carrillos, deram origem a uma linhagem de nobres na Espanha e o sobrenome/apelido se espalhou pela Espanha, chegando a Portugal, Costa Rica, Cuba, Venezuela, Brasil, Paraguai...
Segundo Jaime, um português de Pemba, a origem do Carrilho em Portugal é matéria de controvérsia. Tudo indica que nobres de Espanha tenham vindo fixar-se em Portugal por razões não claras, nomeadamente em Castelo de Vide, por volta do século XVII. Dai o apelido "Carrillo" foi aportuguesado para Carrilho. Estes nobres beneficiaram-se da protecção da coroa portuguesa e adquiriram brasão próprio que os distingue do brasão castelhano com algumas semelhanças. Alguns Carrilhos foram morar em Moçambique, um deles foi nomeado pelos reis de Portugal para ser Governador das Ilhas de Cabo Delgado, no século XVIII. Este governador aparece com um corpo de soldados da guarda com um outro Carrilho como sargento. Daí a origem dos Carrilhos de Moçambique.
No Brasil registra-se a família Carrilho primeiramente no Rio de Janeiro em 1604 e posteriormente no Rio Grande do Norte em 1758, estado natal de minha avó Julinha.
O sobrenome Carrilho, da minha avó materna, foi conservado após seu casamento, o que não era o costume da época uma vez que prevaleceu o sobrenome materno e não o paterno, Sant'Ana. Em suas memórias minha avó lembrava de seu irmão Joaquim: - Alvinho, que via-se as veias de toda a sua face. Também de sua mãe, clarinha e seu pai moreno.
Por alguma razão que ela não sabia explicar direito, os pais sairam do Rio Grande Norte e foram à Recife, lá as crianças ficaram internadas no Colégio Americano de Pernambuco, fundado em 1904, cujo nome posteriormente foi trocado para Colégio Presbiteriano Agnes Erskine, o colégio passou a ser sua casa.
Os pais a visitavam cada vez menos e em uma das últimas visitas a mãe estava bem doente, e posteriormente foi comunicado à ela a morte de seus pais. A família do Rio Grande do Norte, não foi buscá-la, minha vó nunca mais viu seu irmão Joaquim e Miss. Margareth Douglas uma das diretoras da instituição fez as vezes de mãe. Miss. Douglas foi enterrada no Cemitério dos Ingleses de Recife, que fica localizado em frente a TVU - TV Universitária. Vovó lembrava dela com carinho.
O Cemitério dos Ingleses, acima, segundo Vainsencher, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, encontra-se fechado a maior parte do tempo. Apresenta um portão de ferro, datado de 1852 - obra dos ingleses da Fundição d'Aurora- e possui um administrador particular eleito, em sua maioria, por ingleses e/ou seus descedentes que ali possuem jazigos. O Cemitério foi a última morada de todos que não podiam ser enterrados nos chamados Campos Santos, sendo última morada de ingleses, holandeses, franceses, suíços, americanos e alemães na maioria protestantes e alguns brasileiros não-protestantes considerados comunistas como o General Abreu e Lima. Os judeus possuiam seu próprio cemitério, uma vez que também não podiam ser enterrados nos Campos Santos.
Vovó Julinha concluiu o curso Normal, na década de 1930, justamente na época que este começou a se profissionalizar no Brasil. Em suas memórias ela contava que aprendeu o inglês (que logo esqueceu por falta de prática), que gostava de ir na cozinha pegar cubos de açúcar, da rigidez das mesas nas horas das refeições que as internas apelidavam de céu e inferno, que aprendeu a fazer "o famoso" , para os netos, tablete de chocolate! Que aprendi a fazer, simples receita, que minhas primas nunca conseguem acertar o ponto... mesmo eu ensinando várias vezes.... Quando minha vó morreu, fui eu que fiquei incumbida de fazer os tabletes para os primos e para meu tio Márlio (in memorian) que devorava.
Perto da escola ficava e fica a Ponte D'Uchôa, local onde parava bonde, e que vovô João começou a observá-la através das frestas do muro do colégio. Contava-se que ele chegou em sua casa e disse para minha bisavó Olga: - Vi uma morena linda e com ela vou me casar. E casou! Casaram ainda na década de 1930. Daí meus avós foram morar no Arquipelágo de Fernando de Noronha e depois na Ilha Grande, mas daí são outras histórias....

56 comentários:

  1. lol.........meu nome é Danilo Carrilhos!!
    a minha vó se chamava Maria Carrillo. no caso foi o escrivão que colocou mais "lhos" no meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, tudo bem? Você mora onde? Qual a cidade natal de sua família?

      Excluir
  2. Curioso! Você não me conhece. Sou a Ana. Procurando as origens do nome Carrilho, encontrei este blog onde aparece uma foto de uma senhora parecidíssima com a minha falecida mãe que também era Carrilho...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, tudo bem? Qual sua cidade natal? E qual a senhora que é parecidíssima com sua falecida mãe? Gostaria na verdade de conhecer os parentes da minha vó Julinha, cuja foto não está aqui, mas que vou colocar em outro post.
      Um prazer o seu comentário.

      Excluir
    2. Oi,a anos procuro algo sobre meu sobre nome e estou maravilhado com tudo q já vi mas esta sua post sobre a origem do nome é incrível...obrigado.nós temos um brasão oficial??meu nome é iraja carrilho,moro atualmente em Novo Hamburgo...rs. Wats 51 95019061...caso alguém queira fazer contato.

      Excluir
    3. oi ana sou wilson vitalino carrilho meu pai veio de minas em 1974 ele e da regiao de luzes e iguatama mg atualmente moramos colinas do tocantins

      Excluir
    4. oi ana sou wilson vitalino carrilho meu pai veio de minas em 1974 ele e da regiao de luzes e iguatama mg atualmente moramos colinas do tocantins

      Excluir
  3. Aqui em Campo Grande-MS tem bastante Carrilho e são todos parentes, tem uns Carrijo também que minha mãe fala que é parente. Minha mãe também fala que só de olhar sabe quem é uma Carrilho só pela cara, diz que é tudo igual e que meus bizavós vieram de MG.. rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdecir Carrilho, você ainda mora em Campo Grande?

      Excluir
    2. Ainda moro em CG, meu pai se Chama Valdecir Carrilho Ferreira e eu dou Junior, meu avô se chama Odilon Carrilho de Arantes e eu acho que meu bisavô se chamava Pedro Carrilho, esse que veio de MG, umas das primeiras famílias de CG.

      Excluir
  4. Oi Valdecir, que legal.Será que tem algum Carilho que mora aqui que tenha paraentes no Rio Grande do Norte... Minha avó materna nasceu lá. Não conheço nenhum Carrilho aqui em Campo Grande. Abraços, Prazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bisavós Carrilho Eremita Rodrigues Arantes e Petronilho Carrilho Arantes (filho de Maria do Carmo), somos uma mistura de Carrilho e Arantes os mais antigos da linhagem que conheço são estes que são meus bisavós, mais a familia e muito grande mesmo. Legal conhecer mais sobre os Carrilho.

      Excluir
  5. olá pessoal..... Tenho sobrenome Carrilho de origem do interior de minas gerias, mais especificamente Carmo da Mata. Em Divinópolis/MG também estamos em bom número. Meu tataravô Antônio Carrilho chegou ao Brasil por volta de 1890, em um navio vindo da Espanha. Minha bisavó Dona Tininha cheguei a conhecer ela faleceu em 1985 aos 80 anos se não me engano. Meu avô paterno também Antônio Carrilho nasceu em 1923 e faleceu em 2003, me explicou muita coisa sobre a nossa origem. Será que temos a mesma ninhada???? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi alexandre sou wilson vitalino carrilho meu pai tambem e de minas regiao de luzes e iguatama mg. moro em tocantins em colinas do tocantins

      Excluir
  6. sou wilson vitalino carrilho moramos em colinas do tocantins meu pai veio de minas gerais cidade de iguatama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q legal Wilson! Sou Philipe Carrilho tbm moro no Tocantins, em Guaraí.

      Excluir
    2. Sou Philipe Carrilho e moro perto da sua cidade no Tocantins, em Guaraí.

      Excluir
    3. Legal sou de formiga MG meu vai paterno era de candeias MG

      Excluir
  7. A FAMÍLIA ALVES VILELA ORIGINÁRIA DE SANTANA DE JACARÉ NO SUL DE MINAS É DE FATO ALVES CARRILHO VILELA. VER NO BLOGUE MIRCA A HISTORIA DOS ALVES VILELA.OS ALVES VILELA SÃO ENCONTRADOS EM CAMPO BELO, NEPOMUCENO, IBIÁ E ITUIUTABA. UM DOS FUNDADORES DE UBERLÂNDIA É CARREJO (CORRUPTELA DE CARRIJO E DE CARRILHO). OS CARREJOS ESTÃO EM MINEIROS, GOIÁS, E EM COXINS, MT.

    ResponderExcluir
  8. Me chamo ingrid Carrilho moro no Acre e aqui tbm tem alguns carrinhos que conheci agora é somos todos da mesma familia no Rio de janeiro tbm tem e por coincidência tbm são da familia

    ResponderExcluir
  9. Tenho sobrenome Carrilho, meu pai e do Paraguay!

    ResponderExcluir
  10. Saudações, sou carrilho do RJ com origem em nova friburgo / duas barras.

    ResponderExcluir
  11. Olá sou Fernando Carrilho, a minha família descende de Castelo de Vide. As razões não claras da fixação dos Carrillo em Castelo Vide, é que eram judeus expulsos em 1492 de Espanha ver:

    http://elpeaton.net/?p=2512

    fernandocarrilho74@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei saber um pouco,sobre meu sobre nome carrilho meu nome Edinaldo carrilho meu mail e_dinho1973@hotmail.com minha finada vo mae da minha mae era espanhola vou procura saber mais

    ResponderExcluir
  13. Também tenho carrilho no meu sobrenome, sou do interior do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  14. Também tenho Carrilho em meu sobrenome, sou do interior do Rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  15. Opa...!!!
    Boa tarde, meu nome é Fábio Carrilhos, Minha avó também tinha Sobrenome Carrilho...

    ResponderExcluir
  16. Eu sou Elisabete Paula Carrilho, meu pai Antonio Carrilho, meus avós Antônio Carrilho e Josefa Carrilho um deles era original de Múrcia e outro de Navarra.Nacionalidade Espanhola. Moro no Paraná. Tenho parentes em Santo André, São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. ola sou wilson vitalino carrilho moro em colinas do tocantins to. erdo esse sobrenome do meu pai revaltino vitalino carrilho q e de minas gerais nascido em luzes-mg

    ResponderExcluir
  18. ola sou wilson vitalino carrilho moro em colinas do tocantins to. erdo esse sobrenome do meu pai revaltino vitalino carrilho q e de minas gerais nascido em luzes-mg

    ResponderExcluir
  19. meu nome e Gislane Fernandes Carrilho, moro em Acreúna Goiás
    sou bisneta de Altino Carrilho de Castro e Vitalino Carrilho de Castro

    ResponderExcluir
  20. oi sou Gislane Fernandes Carrilho, moro em Acreúna Goias sou bisneta de Vitalino Carrilho de Casto e Altino Carrilho de Castro

    ResponderExcluir
  21. Eita, também sou Carrilho! Nasci no Ceará ( Ararendá) em uma cidadezinha conhecida como Bonfim dos Carrilhos, pois os primeiros moradores foram os Carrilhos. Hoje moro no Rio de Janeiro! Amo esse sobrenome e dizem que todos os Carrilhos são parentes!

    ResponderExcluir
  22. Oi! Sou Gabriel Carrilho! Sou da São Paulo, capital. Minha família começou no interior do estado em Mirandópolis, meu tataravô Afonso (espanhol com Carrilho no nome "provavelmente ainda Carrillo") conheceu minha Tataravó Encarnación Viúdes também espanhola e se fixaram no município de Mirandópolis e de lá a família só cresceu desde então. O legal é que muitas ruas da cidade tem o nosso sobrenome em homenagem à alguns familiares do passado. Inclusive já li um matéria muito legal sobre meu tio-bisavô que ainda mora lá, e a matéria fala sobre meu tataravô e sua vida como locador de charretes (empreendedorismo na veia, rsrs) e também sobre esse tio-bisavô, um belo dia li essa matéria para o meu avô que já faleceu. Na época ele estava doente já e se emocionou muito em relembrar do seu passado com a família Carrilho. Até então, nunca tive a oportunidade de ir à cidade, mas é um passeio que tenho que um dia fazer!

    ResponderExcluir
  23. Eu silvaledici B Carrilho moro em colinas do tocantins To.meu pai é de Iguatama Minas Gerais.Revaltino Vitalino Carrilho .será se tenho alguns parentes por ai.gostaria de saber e conhecer.

    ResponderExcluir
  24. Olá... eu nao conheci meu avô a única informação que tenho dele é seu sobrenome e que veio da Espanha ( mas também não sei o local). Sei que era Carrilho Bebel

    ResponderExcluir
  25. Bom dia sou de Pernambuco e sou Carrilho aqui tem uma grade geração de carrinhos e também uma construtora com o mesmo nome, em Natal no rio grande do norte há um museu com a nossa história temos também um Carrilho que foi o primeiro super intendente da Chesf e montou todos os canhões antiaéreo durante a segunda guerra em Natal onde ficou a base americana
    Temos muitas histórias boas somos uma mistura aqui em Pernambuco uma parte dos Carrilho são espanhola outra portuguesa e também italiana gostaria de fazer um grande encontro com uma família que fez e continua fazendo a diferença no país onde boa acolheu

    ResponderExcluir
  26. Bom dia sou de Pernambuco e sou Carrilho aqui tem uma grade geração de carrinhos e também uma construtora com o mesmo nome, em Natal no rio grande do norte há um museu com a nossa história temos também um Carrilho que foi o primeiro super intendente da Chesf e montou todos os canhões antiaéreo durante a segunda guerra em Natal onde ficou a base americana
    Temos muitas histórias boas somos uma mistura aqui em Pernambuco uma parte dos Carrilho são espanhola outra portuguesa e também italiana gostaria de fazer um grande encontro com uma família que fez e continua fazendo a diferença no país onde boa acolheu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gostaria muito de conhecer a história dos antepassados da minha avó materna no Rio Grande do Norte. Quando eu for ao estado visitarei este museu. Obrigada.

      Excluir
  27. Olá! Sou Carrilho e tenho muito orgulho do meu sobrenome!
    Sou Wellington Carrilho

    ResponderExcluir
  28. Sou um dos Carrilho de Moçambique, descendente dos Carrilho que vieram no século XVII para as ilhas de Cabo Delgado, também conhecidas por ilhas de Querimba e, agora, ilhas Quirimbas.
    Um abraço a todos os Carrilho espalhados pelo mundo, sejam ou não da mesma árvore a que pertenço.

    ResponderExcluir
  29. Sou descendente dos Carrilhos de Castelo de Vide - Portugal, as razões "não claras da vinda dos Carrilho de Espanha para Portugal", carece de estudo mas tudo aponta para que fosse a sua origem judaica. abraços para todos os Carrillos/ Carrilhos do mundo. Fernando Carrilho

    ResponderExcluir
  30. Minha bisavó era Christina Fernandez Carrilhões ,ela veio a passeio e ficou hospedada na casa de amigos da família no Bairro do Caju RJ e lá conheceu meu Bisavô Guilherme Vasconcelos ele tinha outro sobrenome mais não me recordo sei que minha avó contava que ela se apaixonou por um afrodecedente e quando o pai dela soube que ela estava enamorada de um pobre e de cor mandou ela voltar imediatamente ela se recusou e fugiu eles se casaram depois e diveram três filhos só que ela deixou eles pequeno porque veio a falecer por causa de uma espinha que deu tétano naquele tempo isso era normal e minha vó dizia que o pai dela o meu biso mandou carta comunicando que ela morreu e veio uma resposta da casa dela que não existia ninguém com aquele nome ,mais o biso mandou a carte pra casa que deram a ele o pessoal falir que eles fizeram que ela foi reservada e para eles ela já tinha morrido a muitos anos e minha vó tinha um irmão por parte de pai que era da Marinha procuro na Espanha na baixada só tinha viva minha vó e a outra mais sempre amada tia Tereza , ela deu a procuração dela pro irmão por parte de filho mais quando ele pediu a minha avó ela disse que não queria dá não porque se a mãe dela viveu sem precisa não queria nada deles também e nem queria saber eu acho que minha vó estava certa .

    ResponderExcluir
  31. Minha avó chamava Ana Carrilho do Crato e morava em Lagoa Formosa MG. Será somos todos da mesma família?

    ResponderExcluir
  32. Bom dia,meu nome e marcelo carrilho da costa,a minha familia mora no rio de janeiro mas o sobrenome carrilho veio do meu avo materna,eu nao conheci ele,sei por informaçoes da minha mae que ele era da espanha,como posso saber mais sobre este sobrenome,o meu email e marcelo.ccosta@hc.fm.usp.br

    ResponderExcluir
  33. Ola, meu nome é Fernando Carrilho, é um prazer conhecer um pouco da história dos "Carrilho" e suas variações, sou de São Paulo, Suzano, meu pai é um Carrilho de Minas gerais dê quem recebi o sobrenome, muito interessante saber um pouco mais sobre nossa história !!!

    ResponderExcluir
  34. e eu sou Sant' Anna Carrilho!

    ResponderExcluir
  35. Sou Carrilho também Junior carrilho Dourados ms

    ResponderExcluir
  36. Que história linda meu pai chamava -se Aristides Carrilho, do estado do Ceará, cidade de Crateús,Um abraço,

    ResponderExcluir
  37. Oi,sou Robson Carrilho Martin,meus avós vieram de Malaga Espanha ,eu moro em Aparecida do Taboado MS, whatsapp +55 67991967577

    ResponderExcluir
  38. Bia tarde que interessante ver que tem muitos Carrilho se no Brasil,o avô do meu marido era da Espanha Juan Carrillo Perez filho de Antonio Carrilho e Maria Antônia Perez moramos em São Paulo e temos outros familiares de sobrenome Carrilho

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde que interessante ver que tem muitos Carrilho no Brasil,o avô do meu marido era da Espanha Juan Carrillo Perez filho de Antonio Carrilho e Maria Antônia Perez moramos em São Paulo e temos outros familiares de sobrenome Carrilho.

    ResponderExcluir
  40. Oi, Flávia!

    Você é filha de Gilberto Gonçalves de Albuquerque e Silva? Meu trisavô, Fortunato Gonçalves de Albuquerque e Silva, era tio-bisavô dele. Somos parentes relativamente próximos.

    Gostei muito do seu blog!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  41. Prezado Ângelo, Gilberto Gonçalves de Albuquerque Silva me registrou. Ele e minha mãe, Marlea (in memorian) teve uma desavença quando eu era muito pequena. Não conheço/conheci Gilberto. Há alguns anos passei a utilizar o sobrenome Gonçalves com mais frequência. Moro no MS há trinta e quatro anos e estou na ativa, minha profissão tem férias em datas específicas e vou ao Recife, quando é possível. Certa feita uma tia minha encontrou Gilberto e ele deu um cartão, que ela perdeu, portanto não o conheço/conheci.Muito prazer "conhecê-lo", primo!

    ResponderExcluir