sexta-feira, 23 de abril de 2010

Em busca das origens I


Só conheço meus parentes da linha materna e, por alguma razão meu avô não registrou os filhos seguindo um padrão para os sobrenomes e consequentemente meus primos e primas de primeiro grau possuem sobrenomes diferentes, provenientes todos de uma mesma raiz.
Meu avô, João D' Albuquerque Uchôa Cavalcanti Júnior e minha avó Júlia Carrilho de Sant' Ana, ele pernambucano e ela potiguar se casaram na década de 1930.
Uchôa, por exemplo não carrego comigo, entretanto de uma forma bem peculiar um dos meus filhos o possui.
Minha família onde se tem o privilégio de várias tonalidades na cor da pele (bem pelo menos para mim), eu moreninha de olhos castanhos, pernambucana e, uma prima alvinha de olhos azuis, paulista; iniciamos uma busca pela origem do sobrenome Uchôa.
A princípio Uchôa é um sobrenome da região da Espanha, especificamente da região Basca é significa lobo, em basco.
No Dicionário Sefaradi de Sobrenomes, encontramos Uchôa. Agora, pensemos qual o significado de Sefaradi, os Sefarditas (do hebraico Sefardim, no singular Sefardi) são todos os Judeus provenientes da Península Ibérica (Sefarad), ou seja judeus de Portugal e Espanha. Os judeus foram expulsos da Espanha em 1442 se refugiaram em Portugal, viraram cristão na marra literalmente em 1446 por ordem de D. Manoel rei de Portugal, Brasil enfim foi o destino de muito judeus Sefarditas ou Marranos.
Segundo Walter Santos Baptista, Uchoa, Ulhoa, Ulloa - de Uxua, Essua, formas adaptadas ou corrompidas de Yehoshua (Josué - O Eterno Salva). No entanto, ESPÍRITO SANTO sugere Ucha provindo do hebraico hursha, "floresta".

Eu, a pernambucana morena, procurei pela origem do sobrenome no judaismo.
Valéria, a paulista alvinha de olhos azuis, se apaixonou pelos gitanos, a dança e a música flamenca.
Navegando pela net encontrei um grupo, Los Desterrados, que interpretam música gitana-judaica! E logo começei a enviar os links com vídeos para Valéria, alguns ela perguntava se era judeu mesmo, porque tinha a melodia e o ritmo dos gitanos que ela tanto ama. De algum modo, eu e minha prima, estamos em busca de nossa origens.
Para quem deseja conhecer Los Desterrados, além de estar listado entre os links do blog, disponibilizo dois links de dois vídeos que gostei muito.
Um amigo meu, o Valdir, bem que tentou me ensinar a colocar os vídeos na postagem, mas ainda sou bebê nesta linguagem, um dia aprendo!



38 comentários:

  1. Rubens Uchôa Cavalcanti Júnior5 de julho de 2010 às 15:29

    Ôi Flavinha, pelo que vejo seu avô era irmão de Paulo Cavalcanti, estou certo?
    Assim sendo, seu avô era primo do meu pai,Rubens Uchôa Cavalcanti, filho de Luiz D´Albuquerque Uchôa Cavalcanti, irmão de João D´Albuquerque Uchôa Cavalcanti.
    Prazer Prima.

    ResponderExcluir
  2. Prazer, você está corretissimo primo!
    Vou continuar por aqui contando histórias....

    ResponderExcluir
  3. Flavinha: Sou primo em 3o. grau do Rubens Uchoa Cavalcanti Júnior e se ele está correto, no seu comentário acima, também somos primos. O Luiz de Albuquerque Uchoa Cavalcanti foi filho de Guilherme Tell Florentino Cavalcanti de Albuquerque e este foi irmão da minha bisavó paterna, Antônia Ubaldina Florentina Cavalcanti de Albuquerque - ambos filhos do Ten-Cel João Florentino Cavalcanti de Albuquerque e Antônia Florentina de Albuquerque. Visite meu site: http://www.delanocarvalho.com e lá está toda a nossa história. Pelo CONTATO, na minha página nos podemos comunicar.

    ResponderExcluir
  4. Flavinha: Sou primo em 3o. grau do Rubens Uchoa Cavalcanti Júnior e se ele está correto, no seu comentário acima, também somos primos. O Luiz de Albuquerque Uchoa Cavalcanti foi filho de Guilherme Tell Florentino Cavalcanti de Albuquerque e este foi irmão da minha bisavó paterna, Antônia Ubaldina Florentina Cavalcanti de Albuquerque - ambos filhos do Ten-Cel João Florentino Cavalcanti de Albuquerque e Antônia Florentina de Albuquerque. Visite meu site: http://www.delanocarvalho.com e lá está toda a nossa história. Pelo CONTATO, na minha página nos podemos comunicar.

    ResponderExcluir
  5. Também sou primo de voces. O Luiz de Albuquerque Cavalcanti Uchoa foi filho de Guilherme Tell Florentino Cav de Alb e este era irmão da minha bisavó paterna Antonia Ubaldina Florentina Cav. de Alb - ambos filhos, entre outros, de João Florentino Cav de Alb. Tenho quase toda a familia no meu site delanocarvalho ponto com.

    ResponderExcluir
  6. Olá primo, prazer! Certissimo!
    Vou continuar por aqui contando histórias....
    Me siga!

    ResponderExcluir
  7. Prazer Delano! Uma grande família! Visitarei seu site certamente como também vou colocá-lo entre os links interessantes.
    Como já disse ao Rubens, vou continuar por aqui contando histórias....

    ResponderExcluir
  8. Rubens, minha tia avó Dôra lembra do seu pai, ela gostaria de entrar em contato com você! Como podemos fazer?
    Flavinha

    ResponderExcluir
  9. Oi Flávia!
    Eu tava pesquisando o nome Uchôa e achei o seu blog.
    Eu não carrego o sobrenome Uchôa, mas o meu namorado sim e ele é um grande interessado no assunto.
    Até onde eu sei, o avô dele se chamava Miguel Uchôa e era índio.
    Se você se interessar, posso procurar saber direito a história e voltar aqui pra te contar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thami, tudo bem? Me interessa sim. Beijo.

      Excluir
    2. Meu bisavô se chamava Miguel Antônio Uchôa, E meu avô se chama Miguel Antônio Uchôa filho. Pelo que eu sei meu bisavô veio da Amazônia e ele era índio..

      Excluir
  10. Opa amigos... sou neto de Luiz de Albuquerque Uchoa Cavalcanti Jr.

    MAis um primo para a família... rsrs, prazer!

    Rodrigo Miranda Cavalcanti

    ResponderExcluir
  11. Rubens Uchoa Cavalcanti Junior13 de janeiro de 2011 às 01:07

    O Rodrigo deve ser filho de Lusano, meu primo em primeiro grau, ou então filho de Glaucia, irmã de Lusano. Sou filho de Rubens Uchôa Cavalcanti, irmão de Luiz de Albuquerque Uchôa Cavalcanti Jr.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. apesar de curiosa, eu nunca havia pesquisado meu nome, agora que comecei nao consigo parar, que legal, meu nome é Lucileide Uchoa Matos, legal tenho muito que pesquisar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucineide que bom sua visita, eu vou fazer mais pesquisas e postar. Quem sabe somos parentes distantes. Um abraço!

      Excluir
    2. entrei hoje aqui e vi que escreveu meu nome errado, é lucileide uchoa matos, mas meu pai, e manoel de oliveira matos, minha mae, terezinha uchoa matos, tenho como avos materno, joaquim uchoa cavalcante, adalgisa fernandes uchoa. acho que somos parente bem proximo.

      Excluir
  13. Olá, Delano! Que bom saber muita coisa da família Uchôa. Eu sou Rosane Uchôa, filha de Rosilda, que era filha de Luiz Uchôa Cavalcanti, casado com Julieta de Barros Uchôa Cavalcanti. Rubens Uchôa Cavalcanti Jr é meu primo. Vou visita o teu site, ok? Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olááá Gente ! Fiquei interessadíssima no assunto , pesquisar um pouco mais sobre História da Minha Família :) Uchôa Com Orgulho , apesar de só saber que o nome do Meu Bisa era Antônio Castro Uchôa, vamos ver o que mais vou achar :)

    ResponderExcluir
  15. Aaah e tbm a ligação entre Carvalho Uchôa

    ResponderExcluir
  16. e o meu que é com w kkk GLIVI WCHÔA...Como fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glivi, em alguns lugares "W" tem som de "u", ou pode ser alguma corruptela, deformação das palavras. Pode ser também algum fato ocorrido entre seus ancestrais.

      Excluir
  17. Minha vó e do Piaui Noemi Araújo Uchôa, Meu Pai Julimar Uchôa

    ResponderExcluir
  18. MEU NOME É NAYANA UCHÔA RIBEIRO FILHA DE AURENISA MARIA UCHÔA E SOU NETA DE FRANCISCO DE ASSIS LOBATO UCHÔA E ANTONIA BATISTA UCHÔA, MORO EM PACOTI,CE MEUS AVÓS SÃO NATURAIS DE BATURITÉ,CE E MINHA BISAVÓ MATERNA ERA NATURAL DA BAHIA

    ResponderExcluir
  19. olá!! me chamo Meryellen Eulália da Costa Uchôa filha de Maria josé da costa uchôa e Miguel de carvalho uchôa Junior, avós paternos: Miguel de Carvalho uchôa e Eutália Eulália de Oliveira Uchôa não tenho conhecimento da minha familia! :-(

    ResponderExcluir
  20. Maravilhosa iniciativa!

    ResponderExcluir
  21. Amei!!!Sou filha de Miguel Antonio Uchôa(falecido)a mãe dele era Floripes Ruiz Uchôa e o pai José Albetrano Uchôa.Infelizmente não os conheci.Eles eram do Amazônas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito de saber se tenho algum parente de meu pai nesse mundão de meu Deus.

      Excluir
    2. Sou bisneta do Miguel Antônio Uchôa (Ja falecido)

      Excluir
  22. Oi sou Nonato Lago filho de solon Uchôa do lago e isaura Uchôa Mendes
    Também me interesso pela história de nossa família.abraco fraterno

    ResponderExcluir
  23. Luis Mauro Assunção uchoa4 de dezembro de 2016 às 18:24

    Olá, meu nome é Luis Mauro Assunção uchoa, filho de João de Andrade Uchoa neto de Benedito da Costa Uchoa ele nascido no Pará e faleceu no estado do Amapá onde se tornou uma figura ilustre do estado. Eu nasci no Amapá, mas vivo em Pernambuco desde os 7 anos, gostaria de saber qual as referências bibliográficas em relação a ligação com os judeus do nome Uchoa, pois procurei no dicionário sefaradi de sobrenomes existem muitos sobrenomes e só encontrei Ulhoa.

    ResponderExcluir
  24. Olá!!! Sou Luis Mauro Assunção Uchôa nasci em Macapá, mas moro em Recife meu pai é João de Andrade Uchoa e meu avô, falecido, nasceu no Pará era Benedito da Costa Uchôa gostei dessa idéia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Waldino Uchôa de Paula,familia de Manaus-Am,meu tataravô era Capitao Raulino Uchôa de Pernambuco a famifam véio para o ceara e Amazonas.

    ResponderExcluir
  26. Também sou uchoa meu pai Péricles Antônio Uchoa, natural de Iguatu - ce . Até onde sei grande parte de sua família ainda reside no estado do ceará.

    ResponderExcluir