quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Ser Professor I

Cursar Pedagogia, não foi a minha primeira opção de escolha profissional.
Queria na verdade estudar Geologia!
Na época vestibular em Recife, o ser indefinido em construção, o adolescente, poderia selecionar três opções no chamado vestibular unificado e tentar entrar na academia para satisfação da família.
Minhas escolhas para desespero dos familiares foram três cursos não muito comuns para as famílias da época que preferiam a tríade: direito, medicina e engenharia(esta última de preferência a civil).
Minhas escolhas: Geologia, Engenharia de Minas e Engenharia Florestal, eita que cursos! Estudar mineralogia - cristalografia e espeleologia, ou seja pedras e cavernas no português simplório.....haha
Não passei para minha tristeza, por poucos pontos, em nenhuma das três opções.
Lembro que fui ver o resultado que ficava fixado nos murais do Colégio/Curso que estudava, era noite, voltei para casa a pé, (sempre quando estou triste uma das coisas que gosto de fazer é caminhar) com as lágrimas escorrendo pelo rosto.
Em fevereiro do ano seguinte fui em um retiro do Palavra da Vida (uma organização interdenominacional evangélica), naquele ano iriam montar uma turma de instituto bíblico, oito meses morando em uma espécie de clube de campo, internada, estudando a Bíblia e assuntos pertinentes a mesma.
Mais uma vez para desespero de alguns membros da família, insisti até concordarem na minha matrícula. Foi um ano muito especial, tenho amigos inesquecíveis desta época, a turma de 1981.
Quando terminei o curso achei que ia ser missionária..... e resolvi fazer vestibular para alguma área que me auxiliasse neste novo objetivo, vestibular unificado com duas opções.
Pensei... não estudei vou colocar a opção que quero em segundo em uma universidade pública e a outra, a primeira opção, qualquer curso da área em uma universidade privada.
Passei na primeira opção, lá vai eu cursar um ano de Serviço Social na Universidade Católica de Pernambuco, no final do ano outro vestibular, Pedagogia para Universidade Federal de Pernambuco, passei, curso diurno por disciplina, quatro anos. Simultaneamente cursei magistério em nível médio à noite, saia de casa às 7h voltava às 23h durante um ano e meio, uma vez que já tinha o Ensino Médio.
Não servi como missionária, mas fui da ABU (Aliança Bíblica Universitária) distribuía folhetos e Evangelhos de João, ao mesmo tempo em que participava de passeatas por melhores condições de ensino, por eleições diretas, além de
frequentar diariamente o Centro de Artes que sempre tinha uma programação cultural no intervalo entre as aulas do turno matutino e vespertino.
Trabalhei em biblioteca, fui monitora de disciplina, trabalhei em pesquisa suguei o que pude da Universidade.
Como professora trabalhei na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (anos iniciais), no Ensino Médio (Magistério), no Ensino Superior, na Pós-graduação, como supervisora escolar, como coordenadora... um longo caminho entre ser professora e ser educadora.
Sou uma pedagoga que passeio por várias áreas, na Universidade em que trabalho, ser pedagoga me deu a possibilidade de trabalhar em cursos diversos. O "ser" pedagoga me possibilitou ter uma visão multidisciplinar e interdisciplinar.
Continuo gostando dos cristais e das cavernas, como acho beleza na matemática e nas teorias da física, gosto da história, de ler e de aprender, sempre estou aprendendo, em sala de aula independente do curso que leciono, aprendo com os alunos, avalio minhas aulas, minha metodologia, o material que escolho. Na sala dos professores aprendo com os colegas, não tenho vergonha de perguntar, de aprender. Sigo aprendendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário