domingo, 25 de abril de 2010


Em busca das origens II


Os Uchôa, os Otxoa



Os Uchôa passaram pelo Brasil antes de 1625 e, em Pernambuco o primeiro casamento ocorreu por volta de 1639.


Para Valéria, minha prima paulista loira de alma cigana, espírita, fui buscar na internet algo que relaciona-se a origem judaica e gitana encontrei alguns links, o que achei mais interessante foi o LIBRO DE IM NIN'ALU, no link http://www.imninalu.net/castellano.htm.
No meu caso, a prima morena pernambucana, de alma judia fiz as consultas do sobrenome tanto na internet como em associações e fontes primárias.
Realizando consulta dos sobrenomes dos meus avós e bisavós na ABRADJIN (Associação Brasileira dos Descedentes de Judeus da Inquisição) que busca preservar e fomentar a memória histórico cultural dos judeus sefarditas luso-brasileiros, das 31 obras consultadas pela instituição, o sobrenome Uchôa aparece em 10 delas, o que me chamou atenção foram quatro títulos:
- História das inquisições de BEYTHENCOURT, Francisco;
- Dispersión y reencuentro de COHENCA Jacobo;
- Inquisição: prisioneiros do Brasil Séc XVI-XIX de NOVINSKY, Anita e;
- Banidos: a inquisição e a lista de cristãos-novos condenados a viver no Brasil de PIERONI, Geraldo.
Eu, não carrego Uchôa no sobrenome, tenho seis primos de primeiro grau com sobrenome Uchôa, três em São Paulo, sobrenome de solteiros Uchôa Beranger e três em Penambuco, dois Oliveira Uchôa e uma Lobo Uchôa.
Passeando em Sampa em Janeiro de 2010, fiz quatro visitas a Sinagoga Beith Mashiach.


Meu primeiro contato com o sagrado foi na igreja reformada, estudei em colégio Batista e frequentei igrejas Presbiterianas, o amor pelos judeus começou cedo, logo quando aprendi a ler entre os 4/5 anos de idade fui encaminhada direto para leitura da Bíblia, uma leitura em dupla eu e minha avó materna, sempre começavamos por Gênesis e por alguma razão qualquer paravamos em Isaías ou Daniel, depois de três ou quatros meses ela resolvia que deveríamos retomar a leitura e começavamos por Gênesis novamente.... tanto que entre meus heróis de infância estava José e Daniel.
Na Igreja Presbiteriana que resolvi congregar aos 12/13 anos não foi diferente, o amor aos judeus só cresceu, uma igreja cheia de israeis, rebecas, raqueis, mirians, samueis, etc... Frases como: - Israel é a menina dos olhos de Deus; - Somos a oliveira enxertada na oliveira brava; - As promessas para o povo de Israel estão se cumprido; - Orai pela paz em Jerusalém; Senhor dos Exércitos; Deus de Abrãao, Isaque e Jacó; etc, eram comuns.
Li todos os livros disponiveis sobre judaísmo na biblioteca do Mestrado de História da UFPE, onde trabalhei (hoje o material do acervo está na Biblioteca Central), meu interesse continuou, um belo dia resolvi conhecer os judeus por eles mesmos, iniciei fazendo uma assinatura de uma revista judaica: Morashá. Com o acesso a internet ficou mais fácil pesquisar e conhecer os vários sites judaicos de diferentes opiniões, como também acesso a livrarias judaicas, ler literatura judaica, e agora iniciei os meus estudos da língua hebraica.
A sinagoga que visitei em Sampa, uma sinagoga judaico-messiânica, todos judeus anussim, a maioria sefardita e alguns asquenazi, é parte da minha busca pelas origens e da minha história, só excêntrica para alguns amigos. A experiência que tive na Sinagoga foi maravilhosa, era como sempre a tivesse frequentando. Não é uma igreja reformada ou evangélica judaizante, porque é uma sinagoga! Para alguns judeus o Mashiach está chegando, para outros a figura do Mashiach é ultrapassada, mas na sinagoga que frequentei em Janeiro de 2010 o Mashiach veio e voltará.
Baruch ata Hashem heloeinu melech haolam sheecheianu veigianu lazman aze.

4 comentários:

  1. Que interessante.
    Vivo no Recife e conheço uma pessoa que se chama Antonio Uchôa..
    Gostei da informação.
    parabens
    A minha família tem raizes judaicas tambem..minha avó era de sobrenome Camelo e nascida em Palmares depois viveu em Gravatá... interior de Pernambuco
    ANA BEATRIZ

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ana Beatriz. Estarei sempre que possível contando algumas histórias....

    ResponderExcluir
  3. Interessante, me chamo Anaquay uchôa

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!!!
    Sou descendentes dos Uchôa das Alagoas e faço a árvore genealógica da família, será que possues informações sobre a família Uchôa do note de Alagoas?
    Grato por sua atenção e tenha uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir