domingo, 20 de junho de 2010

Saudades de Eretz Israel I (Havia perdido esta postagem ela era a primeira!)






Você já teve saudades de lugares que nunca esteve pessoalmente? Eu tenho, especificamente de dois, mais aqui escrevo sobre Israel. Quando assisto filmes, documentários ou...Saudades de Eretz Israel I
Você já teve saudades de lugares que nunca esteve pessoalmente? Eu tenho, especificamente de dois, mais aqui escrevo sobre Israel.  Quando assisto filmes, documentários ou fotos tenho a nítida impressão que andei pelas ruas, caminhei pelas estradas, subi montanhas, bebi do vinho, senti o óleo escorrer pela testa, ouvi o toque do shofar, observei os rebanhos de ovelhas e cabras, senti o sol do deserto, molhei os pés no rio... e as danças, os mantos, as joias, as luzes, os períodos dedicados ao silêncio e àqueles dedicados ao choro, ao lamento, as dúvidas como também as festas, as cores, as melodias...O judaísmo está no meu sangue, nas minhas entranhas, nas minhas memórias, e porque não, Yeshua judeu como foi, sempre nos lembra da Torah e dos seus preceitos. Ouvir músicas hebraicas é como um renovar de forças: folk, religiosas ou contemporâneas. Amo ouvir o hebraico, uma sonoridade especial para mim.
http://www.youtube.com/watch?v=mvTua6WQobI
Não dancei muito, mas gosto de Ciranda: manifestação popular que há muito não aprecio nem participo. Interessante como algumas danças populares judaicas lembram as cirandas que eu dançava quando menina. Gosto de tâmaras, damasco, amêndoas, do lírio, do azeite de oliva, de azeitonas: as pretas e as verdes; de passas: as brancas e as pretas. O interessante para mim é que gosto disso deste pequena. Às vezes tenho a impressão que nasci fora de contexto, hoje longe da presença judaica que está nas entranhas de Pernambuco e Recife, entretanto onde moro, não fiquei longe dos sabores do Oriente Médio.

Rua dos Judeus





A Sinagoga Kahal Zur Israel

Mas Recife é terra de marranos e anassim cuja origem foi esquecida ao longo dos séculos. Tenho uma saudade imensa de Eretz Israel, um desejo enorme de visitar ou quem sabe fazer um aliá. Um pastor amigo meu certa vez me disse antes de morrer: - Quem sabe se antes de nos apresentarmos diante do Senhor, Ele nos permite fazermos um passeio pelos lugares que gostaríamos de conhecer?

LeShaná HaBa'á B'Yerushalaim
O ano que vem em Jerusalém.
Shema Yisrael Adonai Eloheinu, Adonai Echad

Um comentário:

  1. eu tb sinto saudades de Israel, como é bom saber sobre Israel e ouvir a doce melodia do hebraico nas músicas e nas conversas :)

    Lalo

    ResponderExcluir