domingo, 5 de setembro de 2010

As muitas línguas do Brasil

Um país com 220 etnias, 180 línguas e dialetos (além do português a língua oficial) diversidade e riqueza cultural imensa infelizmente desconhecida por grande parte dos não-índios. Ainda me espanta o (pré)conceito, a discriminação e o desconhecimento: índio é só aquele que vive em reserva, e da forma do imaginário que foi criado e difundido ao longo dos anos de colonização.
Para quem se interessa em aprender algo mais a ONG - Instituto Socioambiental, disponibiliza um link muito interessante "POVOS INDÍGENAS NO BRASIL", http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/linguas/introducao
Na Universidade em que trabalho, existe uma cota para indígenas, lecionei e continuo lecionando para alunos das etnias Terena e Guarani-Kaiowá experiência rica que me faz crescer.
No Mato Grosso do Sul são oito etnias: Atikum, Guarani-Kaiowá, Guató, Kamba, Kikinau, Kadiweú, Ofaié e Terena.
A Série Índios do Brasil apresentada por Ailton Krenak é muito boa e demonstra infelizmente o desconhecimento das etnias e o (pré)conceito em todas as regiões do país em pleno século XXI; denominando-os como preguiçosos, quase humanos, bugres e outras denominações de desrespeito ao outro.
Para quem desejar assistir alguns episódios da série é só clicar nos links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário